terça-feira, 22 de junho de 2010

A Guerra Civil Espanhola

A Guerra Civil Espanhola


A Guerra civil espanhola começou no período de 1936 a 1939, antes da segunda guerra mundial.
Nesta guerra estiveram presente todos os elementos militares que marcaram o século XX.
As forças do nacionalismo se posicionaram juntamente com o fascismo.Aliadas as classes da Espanha a exercito, a igreja e a latifúndio. E a Frente popular que era o Governo republicano representado por sindicalistas, o partido de esquerda e os partidos da democracia.
A direita espanhola tratava-se de uma cruzada para livrar o país da influência comunista e estabelecer os valores da Espanha tradicional para tanto era preciso esmagar a republica que havia sido proclamada em 1931 com a queda da monarquia.






Antecedentes da guerra
Nos anos 30 a Espanha ainda era um anacronismo histórico. A Europa ocidental já possuía instruções políticas modernas.A Espanha era um oásis tradicionalista governada pela “trindade reacionária”, que tinha sua expressão ultima na monarquia bubônica de Afonso XIII.
A igreja, por sua vez era herdeira do obscurantismo e da intolerância dos tribunais do Santo Oficio que era uma instituição que condenava a modernidade como obra do demônio. E no campo finalmente existiam de 2 a 3 milhões de camponeses, los braceros que eram dominados por 50 mil hidalgos,proprietários de metade das terras do país.
Como resultado da grave crise econômica de 1930 que foi a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque em 1929 a ditadura do Gen. Primo de Rivera.


O rei Afonso XIII foi obrigado a exilar-se e proclamou-se a Republica em 1931 chamada de “Republica de Tabajadores”.
A esperança era que do doravante a Espanha pudesse alinhar-se com seus vizinhos ocidentais e marchar para uma reforma modernizante estado e igreja e que introduzisse as grades conquistas sociais. Mas o país terminou por conhecer um violento enfrentamento de classe, visto que á crise seguida por uma profunda depressão econômica, provocando a frustração generalizada nas sociedade espanhola.

*TRINDAD REACIONÁRIA :O exercito,a Igreja e o Latifúndio.







Os Partidos Políticos

As esquerdas, obedecendo a uma determinação do Comintern (a Internacional Comunista controlado pela URSS) resolveram unir-se aos democratas e liberais radicais numa Fronte Popular. As esquerdas espanholas estavam divididas em diversos partidos e organizações, entre as quais:

PSOE (Partido Socialista Obreiro Espanhol) Socialistas
PCE (Partido Comunista Espanhol) Comunistas
POUM (Partido Obreiro da Unificação Marxista) Comunistas-trotsquistas
UGT (União Geral dos Trabalhadores) Sindical Socialista
CGT (Confederação Geral dos Trabalhadores) Sindical Anarquista
FAI (Federação Anarquista Ibérica) Anarco-Sindicalista

Elas aliaram-se com os Republicanos ( Ação Republicana e Esquerda Republicana) e mais alguns partidos autonomistas( Esquerda catalã, os galegos e o Partido Nacional Bosco.
Essa coligação,venceu as eleições de fevereiro de 1936 dominando 60% das Cortes.
A direita por sua vez estava dividida e agrupada na CEDAC( confederação dos direitos autônomos), no partido agrário, nos monarquistas e tradicionalistas (carlistas) e finalmente pelos fascistas da Falange espanhola liderado por José Antônio).







A guerra civil na Espanha: O golpe militar e a guerra civil
O clima de turbulência interna motivado pela intensificação da luta de classes. Especialmente entra anarquistas e falangistas .
Provavelmente as desavenças internas dos integrante da Fronte Popular mais tarde ou mais cedo fariam com que o governo desandasse.
Mas a direita espanhola estava entusiasmada com o sucesso de Hitler( Aplastamento das esquerdas na Alemanha,remilitarização da Renânia etc...) somando ao golpe direitista de Dolfuss na Áustria em 1934.
Derrotados nas eleições os direitistas com os militares passaram a contar com o apoio dos regimes fascista, (Portugal com Oliveira Salazar, Alemanha com Hitler e a Itália com Mussolini).
No dia 18 de 1936 o Gen. Francisco Franco insurge o Exercito conta o governo republicano Milicias anarquistas e socialistas foram então formados para resistir o golpe militar.
O país em pouco tempo ficou dividido numa área nacionalista dominada pelas forças de Gen.
Nas áreas republicanas ocorreram então uma radical revolução social. As terras foram coletivizados s fabricas dominadas pelos sindicatos, assim como os meios de comunicação. Em ambos as zonas matanças eram efetuadas, por fuzilamentos, padres proprietários eram vitimas essa era as vitimas preferidas dos anarquistas enquanto os sindicalistas,professores e esquerdistas eram vitimas dos militares nacionalistas.







A intervenção estrangeira
O golpe não teve o resultado esperado, por isso tornou-se uma guerra civil com manobras militares clássicas.o lado nacionalista conseguiu apoio militar e fascista italiano e Stalin enviou material bélico e assessores militar para o lado republicano.
Só a França e a Inglaterra que escolheram “Não Intervenção” ou seja não tomar nenhuma posição na guerra,mas não foi possível evitar o engajamento de milhares de voluntários esquerdistas e comunista que vieram de todas as partes 53 nacionalidades para formar os Brigados Internacional e 138 mil homens para lutar pela defesa da Republica.








A crise entra as esquerdas
Com medo que a revolução social feita pelos anarquistas e trotsquestas pusesse em perigo a defesa da republica Stalin ordenou que o PC espanhol fizesse a suspensão das milícia e um expago no POUM isso ocorreu em maio de 1937 com isso houve mais dificuldades nas prioridades defensiva do governo republicano.






O fim da Guerra
Gen. Franco tinha uma superioridade militar e foi esse o fator decisivo para a sua vitoria sobre a Republica em 1938 e a Espanha se divide em duas partes.Em janeiro de 1939 Gen. Franco e sua tropa invade Barcelona e em março Madri se rede aos militares depois de ter resistido a vários ataques por três anos.
Essa Guerra Civil teve entre 330 a 405 mil mortos, mas só 1/3 foi na guerra. Quase meio milhão dos prédios foram destruídos e além da perda da infra estrutura metade do gado também foi destruído, fazendo com que a Espanha afundasse numa estagnação econômica que se prolongou por quase trinta anos.

4 comentários:

  1. Muito bom,o blog esta muito bem organizado e os videos são bem explicativos...

    ResponderExcluir
  2. O blog está muito bem facil de entender,na minha opinião a guerra que começou com uma crise economica também serviu para testar novas armas.

    ResponderExcluir
  3. O blog de voces esta ótimo, vejo que Hitler pode ter dado todo seu apoio militar ao Franco, para testar todo o equipamento militar, depois de testado na Espanha poderia ser usado na 2 Guerra mundial .

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog, está muito bem organizado e retrata bem o tema de vocês. Deu uma explicação bem clara sobre a Guerra Civil Espanhola o que aconteceu,a divisão entre direita e esquerda, os partidos envolvidos e o resultadoo da guerra uma Espanha afetada economicamente.

    ResponderExcluir